fbpx

Belas Cosméticos

Carnaval Sustentável: Formas de curtir sem agredir o meio ambiente!

Quando falamos em festas ou festivais grandiosos como o ano novo e carnaval, todos já sabem que fica difícil de olhar ao redor no dia seguinte. Mas se esse é o pensamento de todos, porque não tomamos uma atitude prévia a isso?

Cada vez mais, governos, empresas e pessoas que promovem a festa buscam ações para reaproveitar materiais e, assim, diminuir o lixo produzido nessa época. Dados do Ministério do Meio Ambiente indicam que, a cada ano, a quantidade de resíduos recolhidos após a folia sobe 40%.

Porém, esse número é muito baixo perto das necessidades de nosso meio ambiente. Por isso é preciso que cada folião e cidadão faça sua parte, porque não é só um bloco de carnaval ou uma festa de final de ano. Seu comportamento gera um impacto em outras pessoas e, se cada um fizer sua parte, com certeza teremos um resultado muito melhor.

Então vão aí 3 dicas de ouro para curtir o carnaval com muita beleza e sustentabilidade!

1: Já estamos cansados de ouvir falar dos canudos de plástico, ou copos descartáveis. Seja o descolado da turma e leve seu kit de canudos, caneca personalizada e faça sucesso no bloco!

Se você não tiver seu próprio copo, canudo ou garrafinha de inox, ou achar complicado demais levá-los para os bloquinhos, tente ser consciente na hora de produzir seu lixo. Veja se existe alguma possibilidade de reutilizar aquela de plástico que você comprou. Mas cuidado ao descartar. vamos procurar lixeiras e não jogar o lixo no chão!

2: Use maquiagens naturais e biodegradáveis. Além de te deixarem linda, protegem sua saúde nesse carnaval de 40 graus!

Vamos lá, você sabe do que é feito o glitter?  Você tem ideia do que acontece no meio ambiente quando você o descarta?

As pequenas partículas que enfeitam os foliões são feitas de plástico e alumínio. Ao ser descartado, o glitter escorre pelos ralos da casa de cada pessoa. Por ter até cinco milímetros de diâmetro, o microplástico não consegue ser filtrado e cai nos oceanos.

Eles entram para a cadeia alimentar ao serem ingeridos por peixes e até por humanos. De acordo com um estudo publicado em 2015, existem entre 15 e 51 trilhões de micropartículas nos mares que afetam a fauna marinha atualmente.

Impressionante, não é?

Bom, quem já ouviu falar dos problemas que o alumínio pode trazer para o meio ambiente? Imagina ele em nossa pele 18 horas por 4 dias seguidos!

E quando você mistura ele com uma série de maquiagens cheias de óleos minerais e outros componentes sintéticos?

Mas tudo bem, temos a solução! Hoje já está sendo comercializado o bio glitter a base de algas marinhas e pó de rochas. Ele é vendido em diversas cores e você pode curtir o carnaval sem culpa, contribuindo com o meio ambiente!

Caso ainda insista em usar um glitter convencional, nada de entrar no mar com ele no corpo! Na hora do banho, tampe bem seu ralo.

Conheça Nossas Maquiagens Naturais

3: Use Decorativos Sustentáveis.

Prefira decorativos de papel e não de laminado. É muito simples criar sua própria serpentina e confetes com papeis recicláveis. Caso tenham filhos, os recortes e as dobraduras são uma forma de interagir e ensinar algo novo. Existem muitos modos, ensinados na internet, de enfeitar sua casa com algo simples e sofisticado.

Spray de espuma é outro item que deveria ser evitado, pois faz mal à nossa saúde e à dos animais, devido aos componentes químicos embutidos dentro de sua composição.

 

2: